Visitantes

sábado, 20 de agosto de 2011

Escritório londrino vence concurso do Projeto Parque Olímpico Rio 2016

 

Plano Geral Urbanístico será tocado pelo escritório de arquitetura britânico Aecom

Escritório responsável pelo Parque Olímpico de 2012 venceu o concurso (crédito: Londres 2012/Divulgação)
 
Um dos projetos de legado dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro, o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico Rio 2016, será tocado pelo escritório de arquitetura londrino Aecom. A divulgação do concurso internacional, realizado pela prefeitura da cidade em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ), aconteceu na manhã desta sexta-feira (19).

O concurso reuniu 60 trabalhos de escritórios de arquitetura de 18 países. O vencedor também foi responsável pelo projeto do Parque Olímpico de Londres para a Olimpíada 2012.
As obras para a Olimpíada e Paraolimpíada serão feitas na área do Autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. A ideia é ocupar uma área de quase 1,2 milhão de metros quadrados, nesta região onde serão disputadas 15 competições esportivas das Olimpíadas, como natação, basquete, judô, taekwondo, entre outros. Na paraolimpíada, 11 modalidades serão disputadas no local.

Segundo a prefeitura o projeto foi dividido em dois modos: “Jogos Olímpicos”, que assegura as melhores condições para a realização e operacionalização da competição esportiva e “legado”, que irá implantar novos empreendimentos de forma sustentável. A prefeitura ainda informa que um Centro de Imprensa será montado com capacidade para receber 20 mil jornalistas credenciados.

O projeto prevê que os equipamentos esportivos definitivos deverão ficar concentrados em torno dos já existentes, como Parque Aquático Maria Lenk, Velódromo e Arena do Rio. Após os Jogos, esse grupo de instalações passará a se chamar Centro Olímpico de Treinamento (COT), utilizado para descobrir e formar atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário